Sobre

A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde o ano de 1996. A Maratona nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação da ACM, o ACM International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional sulamericana do concurso. Neste ano ocorre a 24ª edição da Maratona.

Ela se destina a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, etc). A competição promove nos alunos a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. De ano para ano temos observado que as instituições e principalmente as grandes empresas da área têm valorizado os alunos que participam da Maratona.

Times

Os times são compostos por três alunos, que tentarão resolver durante 5 horas o maior número possível dos 8 ou mais problemas que são entregues no início da competição. Estes alunos têm à sua disposição apenas um computador e material impresso (livros, listagens, manuais) para vencer a batalha contra o relógio e os problemas propostos.

Os competidores do time devem colaborar para descobrir os problemas mais fáceis, projetar os testes, e construir as soluções que sejam aprovadas pelos juízes da competição. Alguns problemas requerem apenas compreensão, outros conhecimentos de técnicas mais sofisticadas, e alguns podem ser realmente muito difíceis de serem resolvidos.

Julgamento

O julgamento é estrito. No início da competição os competidores recebem os problemas que devem ser resolvidos. Nos enunciados dos problemas constam exemplos dos dados dos problemas, mas eles não têm acesso às instâncias testadas pelos juízes. A cada submissão incorreta de um problema (ou seja, que deu resposta incorreta a uma das instâncias dos juízes) é atribuída uma penalidade de tempo. O time que conseguir resolver o maior número de problemas (no menor tempo acumulado com as penalidades, caso haja empate) é declarado o vencedor.

Como participar?

A Maratona é dirigida a alunos de cursos superior da área de computação e afins: Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, etc. Cada escola poderá inscrever mais de um time. Site do ICPC: https://icpc.baylor.edu/

inscreva-se

Sede DF

A Maratona ocorre em duas fases. A primeira fase será eliminatória e ocorrerá simultaneamente no dia 14 de setembro de 2024 em várias sedes espalhadas por todo o Brasil. O IESB foi escolhido como a única instituição do DF para sediar a primeira fase.
http://maratona.ime.usp.br/sedes19.html

Programação


  • 09:00
    Chegada dos times e entrega do material
  • 10:00
    Sessão de Aquecimento (uma hora)
  • 12:00
    Almoço
  • 14:00
    Competição (cinco horas)
  • 19:00
    Encerramento, divulgação dos resultados e premiações

regras do concurso